Nota de Pesar: Georgina Mello

Nota de pesar

Adeus Georgina!

Faleceu no passado dia  7 de outubro, em Portugal, vítima de doença súbita, Georgina Maria Augusta Benrós de Mello, uma combatente e militante que muito contribuiu, nos primórdios da Independencia, para a construcão do Estado e para o trabalho político do PAICV, tanto na Praia como no Paúl, seu torrão natal.

Licenciada em Economia e Mestre em Património, Turismo e Desenvolvimento, Georgina Mello trabalhou incansavelmente, com competencia e inovação, assumindo sucessivamente funções no Estado. Colaborou em diversos projetos, de diferentes fundos e agências das Nações Unidas e com o Banco Mundial, tanto em Cabo Verde como em Timor-Leste e Portugal. Nesse país, dirigiu o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo sido sua primeira Diretora Geral, funções que exerceu durante dois mandatos, de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2020.

Além de se afirmar como uma profissional destacada, tal como o seu percurso demonstra, Georgina Mello, então membro do Conselho Nacional, aceitou, em meados dos anos 80, um enorme desafio que lhe foi colocado pela direção do Partido: o de assumir o cargo de 1ª Secretária do Setor Urbano da Praia (SUP), com a incumbência de reforcar a ação do Partido na capital. À frente de uma equipa forte e empenhada, Georgina Mello dirigiu uma profunda ação de  reestruturação do funcionamento do Partido no SUP, modernizou a sua intervenção e garantiu uma religação com as bases e os problemas do quotidiano dos bairros (bairro a bairro). Nessa altura, deu uma forte contribuição para a consolidação que o Partido conheceu na capital do país e que lhe permitiu vir a afirmar-se como uma força política de peso na capital do país.

Após a mudança em 90, Georgina Mello percorreu, sobretudo, caminhos profissionais. Contudo, acompanhou sempre o percurso do Partido da Estrela Negra, vibrou com as suas vitórias a partir de 2001 e, nas eleicoes autárquicas de 2008, fez-se presente no seu Paul natal para dar uma contribuição relevante para a eleição da sua conterrânea Vera Almeida como Presidente da Câmara desse munícipio.

É, pois, com o mais profundo pesar que o PAICV lamenta o falecimento de Georgina Mello, apresenta as suas mais sentidas condolências à família, sobretudo aos filhos Salim e Sidi Gomes, e manifesta, publicamente, o seu profundo reconhecimento à memória de Georgina Mello.

Anterior Conversa Aberta: Cabral para Além do seu Tempo

Deixe o Seu Comentário

Links Uteis

Sede Nacional – Avenida Amílcar Cabral, 
Caixa Postal Nº 22, Plateau (Cidade da Praia)
Ilha de Santiago – Cabo Verde

Seg – Sex: 8:00 am – 6:00 pm

PAICV - Partido Africano para a Independência de Cabo Verde © 2023. Todos os direitos reservados